A nossa história
A nossa história começa no Brasil. Um grupo de quatro amigos da minha turma da universidade em 1997 tomou conhecimento de um projeto de ajuda odontológica no Brasil e inscreveu-se para um estágio. Fui convidado a acompanhá-los pouco tempo antes de partirem. Como foi em cima do prazo não consegui acompanhar logo e viajei um pouco mais tarde. Planeámos repetir a maravilhosa experiência em Janeiro 1999,imediatamente após a licenciatura.
Infelizmente todos os meus amigos tiveram que cancelar a participação pouco tempo antes da partida, viajei sozinho para o Brasil. Quando lá cheguei, o consultório onde iria trabalhar ainda estava em obras, muito longe da fase final e também não havia alojamento para mim. Precisei de uma alternativa, com ajuda da diretora do lar onde tínhamos trabalhado em 1997, encontrei um lugar onde podia ficar e trabalhar: o Convento Santo Antônio em Igarassu (aproximadamente 40 km de Recife- capital de Pernambuco).
Além dos tratamentos que fazia no convento precisava de controlar o progresso das obras no outro consultório. Com esse trabalho de coordenação e organização melhorei o meu conhecimento de português ainda bem básico. No Convento Santo Antônio as irmãs e as funcionárias cuidavam das crianças dos bairros pobres da cidade. Como fui o primeiro médico dentista a chegar lá, havia muito trabalho.
No início para tratar as crianças contei com a ajuda de Mônica Ferreira, na altura responsável pelo trabalho educativo juntamente com as irmãs. Depois de três semanas chegou uma colega minha da universidade, e assim ficámos dois médicos dentistas para fazer os tratamentos. Nesta altura havia um grupo de Lisboa a trabalhar no restauro da igreja do convento e assim fiz a minha primeira amizade com portugueses, amizade essa que se mantém até hoje!
Durante o período em que estive no convento ouvi muitas histórias sobre as péssimas condições em que viviam as crianças.Juntamente com a diretora irmã Plácida e Mônica Ferreira planeei dar inicio a um projeto de apadrinhamento para as crianças do convento. Pouco tempo depois da minha volta para Alemanha consegui incorporar esses apadrinhamentos na associação “Zahnärztliches Hilfsprojekt Brasilien e.V.”. Com o trabalho administrativo dos apadrinhamentos o meu português melhorou porque precisei escrever, traduzir e fazer telefonemas.
Um ano depois da minha volta para Alemanha e ainda influenciado pela minha estadia intensa no Brasil, vi por acaso, dois anúncios em que procuravam um médico dentista para o Algarve. Como já tinha amigos Portugueses e já falava um pouco mais português, apresentei-me nesses consultórios. Assim fiquei a conhecer como funciona uma clínica dentária em Portugal.
Nessa altura ainda não tive coragem suficiente para mudar para Portugal assim sendo, mudei na Alemanha! Em 2002 tomei a decisão de deixar a vida de médico dentista empregado e quis abrir a minha própria clínica. Procurei na Alemanha mas não achei uma clínica que me agradasse adquirir. Nessa altura vi, também por acaso, o anúncio de venda da Clínica de Medicina Dentária Estrada do Farol, Lda., fundada em 1996 pelo meu antecessor Dr. Hans Ulrich Markert. Depois de uma visita a Carvoeiro tomei a decisão de ficar com a clínica.
Era preciso mudar para Portugal. Em 2002 e 2006 nasceram os meus filhos, actualmente vivem na Alemanha e visitam Portugal muito regularmente. Em 2013 tive a oportunidade de fazer de novo trabalho voluntário em Igarassu.
Graças a coordenação dos apadrinhamentos durante todos estes anos mantive contato e amizade com Mônica Ferreira e em 2013 descobrimos o nosso amor. Desde 2014 vivemos juntos aqui no Algarve e a Mônica trabalha na clínica como assistente. Nos casamos em Maio de 2019.
Dr. Axel Hüttemann-Geiger