A nossa história


Clínica de Medicina Dentária Estrada do Farol, Lda.

A nossa história


A nossa história começa no Brasil. Um grupo de quatro amigos da minha turma da universidade em 1997 tomou conhecimento de um projeto de ajuda odontológica no Brasil e inscreveu-se para um estágio. Fui convidado a acompanhá-los pouco tempo antes de partirem. Como foi em cima do prazo não consegui acompanhar logo e viajei um pouco mais tarde.

Planeámos repetir a maravilhosa experiência em Janeiro 1999,imediatamente após a licenciatura.

Infelizmente todos os meus amigos tiveram que cancelar a participação pouco tempo antes da partida, viajei sozinho para o Brasil. Quando lá cheguei, o consultório onde iria trabalhar ainda estava em obras, muito longe da fase final e também não havia alojamento para mim.

Precisei de uma alternativa, com ajuda da diretora do lar onde tínhamos trabalhado em 1997, encontrei um lugar onde podia ficar e trabalhar: o Convento Santo Antônio em Igarassu (aproximadamente 40 km de Recife- capital de Pernambuco).

Além dos tratamentos que fazia no convento precisava de controlar o progresso das obras no outro consultório. Com esse trabalho de coordenação e organização melhorei o meu conhecimento de português ainda bem básico.

No Convento Santo Antônio as irmãs e as funcionárias cuidavam das crianças dos bairros pobres da cidade. Como fui o primeiro médico dentista a chegar lá, havia muito trabalho.


No início para tratar as crianças contei com a ajuda de Mônica Ferreira, na altura responsável pelo trabalho educativo juntamente com as irmãs. Depois de três semanas chegou uma colega minha da universidade, e assim ficámos dois médicos dentistas para fazer os tratamentos.

Nesta altura havia um grupo de Lisboa a trabalhar no restauro da igreja do convento e assim fiz a minha primeira amizade com portugueses, amizade essa que se mantém até hoje!

Durante o período em que estive no convento ouvi muitas histórias sobre as péssimas condições em que viviam as crianças.

Juntamente com a diretora irmã Plácida e Mônica Ferreira planeei dar inicio a um projeto de apadrinhamento para as crianças do convento. Pouco tempo depois da minha volta para Alemanha consegui incorporar esses apadrinhamentos na associação “Zahnärztliches Hilfsprojekt Brasilien e.V.”. Com o trabalho administrativo dos apadrinhamentos o meu português melhorou porque precisei escrever, traduzir e fazer telefonemas.

Um ano depois da minha volta para Alemanha e ainda influenciado pela minha estadia intensa no Brasil, vi por acaso, dois anúncios em que procuravam um médico dentista para o Algarve. Como já tinha amigos Portugueses e já falava um pouco mais português, apresentei-me nesses consultórios. Assim fiquei a conhecer como funciona uma clínica dentária em Portugal.

Nessa altura ainda não tive coragem suficiente para mudar para Portugal assim sendo, mudei na Alemanha!

Em 2002 tomei a decisão de deixar a vida de médico dentista empregado e quis abrir a minha própria clínica.

Procurei na Alemanha mas não achei uma clínica que me agradasse adquirir. Nessa altura vi, também por acaso, o anúncio de venda da Clínica de Medicina Dentária Estrada do Farol, Lda., fundada em 1996 pelo meu antecessor Dr. Hans Ulrich Markert. Depois de uma visita a Carvoeiro tomei a decisão de ficar com a clínica.


Era preciso mudar para Portugal.

Em 2002 e 2006 nasceram os meus filhos, actualmente vivem na Alemanha e visitam Portugal muito regularmente.

Em 2013 tive a oportunidade de fazer de novo trabalho voluntário em Igarassu.

Graças a coordenação dos apadrinhamentos durante todos estes anos mantive contato e amizade com Mônica Ferreira e em 2013 descobrimos o nosso amor.

Desde 2014 vivemos juntos aqui no Algarve e a Mônica trabalha na clínica como assistente. Nos casamos em Maio de 2019.

Dr. Axel Hüttemann Geiger


Estrada do Farol, 27-2ºF

8400-505 Carvoeiro


Tel: 282 350 300

e-mail: cmdfarol@gmail.com

PT
DE
EN
NL
FR
ES